Livro: Terra de Palavras
Organizadora: Fernanda Felisberto
Lançamento: 2004
Editora: Pallas
Entre os anos de 2008 e 2012, eu vivia a boemia carioca, com noites que começavam em botecos sujos e mal iluminados e terminavam nas primeiras luzes do dia, entre cafés, cervejas e feiras de rua. Costumava rodar pela Rua do Lavradio, no Catete e baixo Glória, bairros que margeiam a lendária Lapa. Nessas feirinhas, sempre garimpava algo: livros, HQs ou DVDs usados. Foi em uma dessas andanças que Terra de Palavras, esse livro de bolso com 168 páginas, caiu nas minhas mãos.
Organizado por Fernanda Felisberto, o livro reúne contos de autores da dispersão africana. Apesar de muitos textos serem originalmente em português — ecoando as marcas deixadas pelas colonizações — Fernanda não só traduziu como deu um toque especial para aproximá-los do português brasileiro.
Cada conto traz uma singularidade, mas juntos revelam a riqueza e a complexidade da experiência negra ao redor do mundo. Há um desejo profundo de reconexão com as raízes, de narrar vivências e fortalecer identidades. É uma leitura envolvente e humanizada, que transporta o leitor para outras terras e tempos, com histórias que emocionam e fazem refletir.
Se você busca um livro compacto, mas cheio de significado, Terra de Palavras é uma excelente escolha. Ideal, com narrativas potentes e universais.
Resenha por Alexandre Chakal em Janeiro de 2025.
Originalmente publicada na página EM CARNE VIVA E CRUA.
https://www.instagram.com/p/DFIENLRpTg8/?igsh=MW1rNnc1cmk2aWp6Nw==
Sem comentários:
Enviar um comentário