sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Daniel Figueiredo e Conatus, o Quadrinho que Espreme a Existência

 



A Editora Merda na Mão conheceu o trabalho de  Daniel Figueiredo em novembro de 2023, durante o Ciberpajelanças, realizado em Goiânia — um evento que mistura rito digital, experimentação estética e guerrilha criativa — organizado pelo grupo de pesquisas @cria_ciber, projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais da UFG . Na mesma edição do festival, Diego El Khouri , um dos idealizadores da editora, recebeu o troféu de MELHOR FANZINE GOIANO no I Prêmio Nacional de Fanzines e Artezines, realizado dentro do IV Festival de Artes Ciberpajelanças.


Foi nesse cenário que Daniel — professor de Filosofia da UFPB— apresentou uma palestra sobre processo criativo. Depois da fala, chamou o Diego num canto e contou que já acompanhava e admirava a Merda na Mão, surpresa boa considerando que ele é da Paraíba (PB) — rompendo fronteiras . No dia seguinte, adquiriu a HQ O Filósofo da Maconha, recebendo na primeira página a tradicional caricatura personalizada.


Em 2025, no lançamento do seu documentário sobre zines, o Afetozine, foi a vez da editora adquirir seu quadrinho CONATUS. Neste primeiro volume, Daniel Figueiredo pega o tal do impulso vital — essa vontade cretina de continuar existindo — e espreme até pingar tinta, suor e espanto. Conatus é um quadrinho que não pede licença: entra, debate filosofia com a unha suja e te lembra que a natureza humana é menos divina e mais um bicho tentando sobreviver ao próprio reflexo. Em breve, vou ler de forma mais aprofundada esse quadrinho e, se tiver fôlego, escrever um ensaio sobre.








Sem comentários:

Enviar um comentário