Livro: UUm Passeio Pelo Caos - Contos do Cotidiano Distópico
Quando recebi "Um Passeio pelo Caos", ele era o título mais recente de Vinicius Canabarro — hoje, é seu penúltimo, visto que o autor lançou mais um escrito em 2025.
Já comentei quase todas as suas obras e, sem dúvidas, sigo admirando sua escrita crua, urgente e corajosa. Essa coletânea de oito contos distópicos mergulha em realidades que, embora pareçam ficção, estão mais próximas do que imaginamos.
Com olhar antenado em temas atuais e uma riqueza de detalhes que faz o leitor mergulhar no texto, Vinicius transforma as suas distopias em espelhos: a fome que assina contratos, a violência camuflada nas vielas sujas, o histórico olímpico esquecido na cadeira de rodas, a miséria afetiva das redes sociais e claro, a rotina enclausurada no caos urbano sufocante.
O conto 'Barra Paralela', deveria ser lido por muitos desse Brasil que ainda exalta branquitude como a maior vantagem social. A crítica racial ali é contundente e atual, lembrando bem casos reais onde a cor da pele dita sentenças de dor e morte nas principais capitais do Brasil.
O autor não escreve para entreter, mas sim para incomodar. Com uma linguagem simples, mas potente, ele nos arrasta por um passeio sombrio, onde cada página é um tapa na cara da nossa apatia. Quando digo arrasta, é porque o autor consegue prender o leitor em uma mistura de curiosidade, ansiedade e concordância com as narrativas.
Vinicius Canabarro prova, mais uma vez, que o verdadeiro horror não está no imaginário — está do lado de fora da nossa bolha, que alimentamos com nossas incoerências cotidianas.
Recomendado para quem se incomoda com os nossos traços sociais tortos, de possibilidades já descartadas pela sociedade.
Resenha por Alexandre Chakal em Julho de 2025.
Originalmente publicado na página EM CARNE VIVA E CRUA
https://www.instagram.com/p/
Publicado também no Metal Reunion Zine
https://metalreunionzine.
Sem comentários:
Enviar um comentário