sábado, 21 de fevereiro de 2026

Zines, zines, zines zines, zines, zines... Conexão alternativa subversiva



  “Pra que servem os Correios? # Episódio 48” está no ar!

Direto do canal do youtubodigestivo da Editora Merda na Mão!

A partir dessa pergunta simples, a gente tenta mostrar algo essencial: sem Correios públicos, não existe circulação de fanzine no Brasil. Em meio à precarização e às tentativas de privatização que só pioram o serviço, reafirmamos — temos que lutar pelo correio público. Porque é ele que faz a cultura independente atravessar o país.


O outsider da galáxia de parnaso, Diego El Khouri, foi aos Correios enviar o quadrinho O Filósofo da Maconha e vários zines para diferentes cantos do Brasil. E também teve a alegria de abrir a caixa postal e encontrar verdadeiros tesouros da cena independente. Direto de Araraquara (SP), o incansável Valdir Ramos — há décadas produzindo quadrinhos — entrou em contato com a Editora Merda na Mão, adquiriu o Filósofo da Maconha e ainda enviou material pra gente: o Fatherzine, homenagem psicodélica a Jimi Hendrix; o fanzine Poranduba; e o Ficção, tributo a Edson Rontani, criador do primeiro fanzine do Brasil.


*******

Depoimento surpreendente que tivemos no vídeo do canal sobre esse material:



Editora Merda na Mão fazendo conexões


Também recebemos material do Winter Bastos, de Niterói (RJ): o clássico O Berro, que existe há 16 anos e já está no número 37. Inclusive, a gente já entrevistou o Winter no canal (https://www.youtube.com/watch?v=nrZn8C_7FbQ). E é sempre uma honra ver que, no verso de O Berro, ele coloca o blog da Editora Merda na Mão para a galera acompanhar: 👉 editoramerdanamao.blogspot.com






* Winter Bastos deselegante com a camisa da Editora Merda na Mão

Esse episódio é sobre troca, correio, resistência e cultura impressa circulando de mão em mão.

Se você acredita na força dos zines e na importância do correio público, assiste até o fim, comenta e fortalece a cena independente:


Zines, zines, zines...





Sem comentários:

Enviar um comentário