terça-feira, 30 de março de 2021

Dando início ao mês de aniversário da Editora Merda na Mão

 O sorteio do apoio cultural (se ainda não reservou seu número, corre que dá tempo - https://editoramerdanamao.blogspot.com/2021/02/reagendando-o-sorteio.html) estará rolando dia 03/04, durante o Deu Merda com a Mostra Grampo, abrindo o mês de aniversário da Editora Merda na Mão. 

Entrando neste segundo ano, a Editora traz um mês de programações muito especiais.

Acompanhem pelo blog  e demais endereços da EMNM.



A Mostra Grampo é um evento que tem como objetivo, ocupar espaços públicos ociosos e promover literatura independente, o lazer e a convivência social em torno da arte literária e da música. Surgiu também da necessidade de criação de um espaço para que escritoras (es) de Ouro Preto e Mariana e toda região dos inconfidentes pudessem apresentar seus trabalhos e trocar experiências.
Aos poucos, artistas de outras cidades se interessaram em participar dos projetos e assim foi-se criando um intercâmbio com mostras e festivais de outras cenas culturais, principalmente mostras de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Mostra estima pela gratuidade e é organizada pelo Coletivo AMEOPOEMA, com a proposta de aproximar literatura, escritoras (es) e leitoras (es) além de ter como norte uma constante busca por democratizar a cena cultural dando espaço para quem gosta, produz, vive a arte e o fazer cultural.

Em 2020 pretendíamos ampliar as ações e ocupações culturais pela cidade. A proposta era realizar duas mostras ao longo do ano com atrações diferenciadas.

Contudo, março “deu uma travada em tudo”, observamos a pandemia do Covid 19 tomar conta do mundo e assim nossas atividades acabaram sendo interrompidas e a Mostra Grampo se tornou algo impossível de se realizar nas ruas ou em espaços fechados.

Após refletirmos muito sobre os prós e contras de um evento que prima pelo contato, pela troca direta, pela experiência tátil dos fanzines e livros artesanais, resolvemos buscar uma forma de fazer o evento, mesmo que de forma online, estamos comemorando 5 anos de evento, e 10 anos de coletivismos poéticos.

Para esse ano conseguimos um bom apoio financeiro que dará suporte ao nosso catálogo com centenas de fanzines do mundo todo, e assim tomamos coragem de nos aventurar por esse mundo do virtual, das telas, do olhar digital, com esperança de colaborar mesmo que de longe para que a cultura se mostre potente e firme nessa passagem sinistra do tempo.

DATAS E HORÁRIOS DAS LIVES

01 de fevereiro a 25 de março de 2021
Chamada para envio de fanzines para catálogo e mostra virtual de fanzines;

28 de março 2021
Lista com programação completa

02 de abril de 2021 (20 horas)
Live com:
Rômulo Ferreira (MG), Eduardo Sacramento (RJ) e Nelson Neto (RJ)

09 de abril de 2021 (20 horas)
Live com:
Marcos Assis (MG) e Ricardo Macêdo (PA) 

16 de abril de 2021 (20 horas)
Live com:
Circe (MG), Mariângela (SP) e Marina Marins (RJ)

23 de abril de 2021 (20 horas)
Live com:
Maria Luiza (MG) e Nara Costa (MG) + Zine Egipicíaca

07 de maio de 2021 (20 horas)
Live com:
Oficina 01 + bate papo + lançamento do catálogo

14 de maio de 2021 (20 horas)
Live com:
Oficina 02 + bate papo

21 de maio de 2021 (20 horas)
Live com:
Abertura da expo Virtual de fanzines + Mostra virtual de fanzines produzidos na oficina

28 de maio de 2021 (20 horas)
Live com:
Fechamento com bate papo + discotecagem Black Voodoo one mam band (MG)


Sem comentários:

Enviar um comentário